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terça-feira, 10 de maio de 2011


Dinâmica: Você na Teia Alimentar do Manguezal
Renata Pinheiro Pimentel
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Resumo
A compreensão dos conceitos ecológicos de um ecossistema pode acontecer de uma forma muito divertida. Além da apresentação dos conceitos e visualização dos esquemas explicativos, uma dinâmica que coloque os alunos no lugar de cada componente de uma teia alimentar poderá fazer a turma avançar no conhecimento de uma maneira pratica e concreta.
A atividade não abordará somente o tema cadeia e teia alimentar, mas também tratará o assunto no contexto do ecossistema do manguezal, uma área em que todas as formas bióticas e abióticas e estão em constante interação.
Objetivos
  • Compreender o conceito de teia e cadeia alimentar
  • Contextualizar a dinâmica de de teia alimentar no ecossistema Manguezal
  • Analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio ecológico de um ecossistema.
Estrutura da Atividade
Inicialmente será feita uma sondagem sobre o que os alunos conhecem sobre cadeia alimentar, teia alimentar, ecossistema e manguezal. Baseada na sondagem inicial o professor irá fazer uma explicação introdutória utilizando como recurso o quadro negro para montagem de esquemas explicativos.
Depois, será proposto que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre os alimentos preferidos dos bichos do manguezal. A pesquisa será discutida na segunda aula em que os alunos poderão expor oralmente o que conseguiram encontrar.
Com as mesas da sala dispostas em círculo e a turma idem, cada aluno receberá um crachá com o nome de uma forma de vida no manguezal. Pode ser que algum ser vivo não tenha constado na pesquisa, mas que pode ser comentado pelo professor. Assim, representando as cadeias alimentares começarão a se formar por meio de barbante que os alunos irão segurar e que interligarão os produtores, consumidores primários e secundários. Exemplo: fungos e bactérias (decompositores)> plâncton (produtor)>Crustáceos (consumidor primário)> >sardinha(consumidor secundário)>Garça (consumidor terciário).
Com a variedade de seres representados pelos crachás os alunos irão formar as cadeias e conseqüentemente, a multiplicidade de relações alimentares resultará na teia alimentar de um manguezal. Quando a teia já estiver formada, o professor poderá movimentar a simulação pedindo para que todos produtores dêem leves puxões nos barbantes que segurarem para terem uma idéia de sua importância no ecossistema. Nesta atividade é inevitável que muitos alunos sejam ao mesmo tempo consumidores secundários e terciários e que estejam segurando mais de um barbante.
Terminada a simulação da teia alimentar, o professor fará uma discussão sobre a importância do equilíbrio ecológico no ecossistema mostrando que a ausência de um nível trófico pode desestruturar o ecossistema.
Organização da Classe
Para a realização da dinâmica, a turma deveerá estar disposta eem cículo.
Formas de Registro
Como forma de organizar os conceitos obtidos na exposição com a complementação dinâmica, os alunos farão um breve resumo sobre o quê e como ocorre a formação da teia alimentar no manguezal, podendo esquematizar por meio de ilustrações o que aconteceu entre a turma. Deverá ser feito no caderno.
Introdução
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos).
As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.
Material
  • Tiras de barbante de 1,2,3,4 e 5 metros
  • Crachas com os nomes dos prncipais seres vivos encontrados no mangue (seres como peixes, plâncton, crustáceos podem ser representados por mais de um crachá)
Ações dos Alunos
  • Pesquisa sobre os alimentos preferidos dos bichos do manguezal.
  • Perticipar com representantes dos seres do manguezal na simulação da teia alimentar.
Observações
Nesta atividade é interessante colocar sobre os fatores que ameaçam o mangue: a expansão imobiliária, as olarias que usam lama como matéria-prima, a extração da madeira e do tanino e a construção de marinas, que prejudicam o crescimento das árvores e podem causar o desequilíbrio ecológico.
Questões
Trabalhando com a questão dos riscos que os ecossistemas correm devido à ação antrópica, o professor poderá nortear a discussão com os alunos com a seguinte questão:
As áreas ocupadas pelo manguezal são constantemente lesadas, suprimidas e substituidas perante o argumento de que são pouco rentáveis economicamente. O que a extinção deste tipo de ecossistema pode causar ao ambiente no qual está inserido?
Referências
ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL. ISA, São Paulo, 2008Animais Incríveis: um mundo de informações e curiosidades. Gold Editora Ltda, São Paulo, 2006.
Revista Nova Escola: Edição especia Pôsteres com planos de aula. Editora Abril, São Paulo, 2006.
Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/cadeiase-teias-alimentares-2.php. acessado em 29/07/2009 às 22:10 hs.
Noções Científicas
  • Cadeia e teia alimentar
  • Ecossistema: Manguezal
Habilidades
  • Utilizar o recurso de internet como meio de aprendizagem.
  • Localizar na dinâmica da qual o alimento que o animal que está sendo representado pelo crachá irá consumir.
  • Dabater questões referentes ao possível desequilíbrio ecológico no mangue.
  • Prever possíveis consequências da ausência de um nível trófico na teia alimentar.
Atividades de Ciências da Natureza
Atividades desenvolvidas por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Dinâmica: Você na Teia Alimentar do Manguezal
Atividades de Ciências da Natureza
Autores Renata Pinheiro Pimentel
Duração Duas aulas
Nível Ensino Fundamental II
área biologia
Tema ecologia
Tópico ecossistemas
Atividade Experimental Demonstração,Simulação



















































































































































Um comentário:

  1. Olá sou estudante de Ciências Biólogicas-UFRPE- achei interesantíssima a atividade proposta por vcs, fico feliz pelos companheiros compartilhar o conhecimento. Abraços bem floridos!!!
    Ass. Emanuella

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