OFICINA: BLOCO CARNAVALESCO DE ÁGUA
INTRODUÇÃO
Os nutrientes e as substâncias que os seres vivos usam passam por processos de renovação, denominados ciclos biogeoquímicos ou ciclos da natureza. Essa atividade foi elaborada com a intenção de fazer crianças, jovens e adultos entenderem as mudanças de estado da água, por meio do ciclo da água. Para tanto, será criado um “bloco carnavalesco”.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Entender as mudanças de estado e o ciclo da água.
ÁREAS DE ESTUDO
Português, ciências naturais, geografia, artes, matemática
TEMPO
Duas aulas
MATERIAIS
Fantasias de carnaval com temas relacionados à água, gelo, vapor, água líquida, rios, mares, lagos, nuvens, chuva, seres vivos, instrumentos.
METODOLOGIA
AULA 1
Os estudantes ouvirão algumas músicas sobre o ciclo da água, como por exemplo:
MÚSICA SOBRE A ÁGUA (autor desconhecido)
A chuva é água
Que da atmosfera caiu
E como foi que a água
Para a atmosfera subiu?
O sol esquentou
A água evaporou
Dos lagos, dos rios, dos poços também,
Dos poços cavados, das roupas molhadas,
Das rosas, do cão e em evaporação.
O calor do fogo faz a água ferver,
E a água em vapor vai desaparecer
Formando as nuvens que flutuam no ar,
Que depois com o tempo vem o solo molhar,
E nessa evaporação,
Em nuvens brancas vão se transformar
Até que um dia o vento frio faz as nuvens brancas se acinzentar.
E nessa mudança de cor
Mudam-se as nuvens, muda-se o vapor,
Que os ventos frios em gotas formaram,
Em chuva grossa que a terra molhou.
A nuvem da chuva em gotas lá de cima caiu
Foi em vapor que a água lá pra cima subiu
A nuvem, a água, a chuva.
- Após escutar e entender como ocorre o ciclo da água na natureza, cada estudante deverá desenhar em seu caderno como é o ciclo da água. Dependendo da idade, é importante o apoio do(a) educador(a).
- Próximo ao final da aula, o (a) educador(a) deverá dividir o grupo em três temas:
a. água líquida (rios, mares, lagos)
b. água gasosa ( vapor d’água, nuvens)
c. água sólida (geleiras, neves eternas e icebergs)
- Cada tema formará uma ala do bloco de carnaval.
AULA 2
Formação e ensaio do “bloco carnavalesco”:
- Os estudantes deverão trazer de casa roupas e acessórios que demonstrem claramente os estados físicos da água. Entre uma ala e outra ocorrerão as mudanças: evaporação, condensação, solidificação e fusão.
- Durante o ensaio, as alas deverão demonstrar as mudanças de estado físico da água. Por exemplo, a evaporação pode ser demonstrada com pulos e assobios dos participantes da ala líquida e união dos participantes da ala gasosa. Mas estudantes e educador(a), devem abusar da criatividade para conseguir montar um “bloco” didático.
- Após o ensaio, devem ser marcadas apresentações para os pais na escola e festas da comunidade. Também é possível a participação da escola no carnaval da cidade?
DISCUSSÃO
A brincadeira e o processo de criação do bloco carnavalesco devem trazer algumas discussões. Os estudantes deverão ser capazes, a partir da música e do próprio conhecimento, de construir conceitualmente o ciclo da água e de preparar o bloco.
Referência bibliográfica:
Os maravilhosos manguezais do Brasil. Organizadores: Renato de Almeida, Clemente Coelho Júnior, Elaine Corets. Adaptação: BiomaBrasil. Cariacica: IBB, 2009. pág.1-46
Nenhum comentário:
Postar um comentário