Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval passou... mas a ideia é boa!


OFICINA: BLOCO CARNAVALESCO DE ÁGUA

INTRODUÇÃO
Os nutrientes e as substâncias que os seres vivos usam passam por processos de renovação, denominados ciclos biogeoquímicos ou ciclos da natureza. Essa atividade foi elaborada com a intenção de fazer crianças, jovens e adultos entenderem as mudanças de estado da água, por meio do ciclo da água. Para tanto, será criado um “bloco carnavalesco”.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Entender as mudanças de estado e o ciclo da água.

ÁREAS DE ESTUDO
Português, ciências naturais, geografia, artes, matemática

TEMPO
Duas aulas

MATERIAIS
Fantasias de carnaval com temas relacionados à água, gelo, vapor, água líquida, rios, mares, lagos, nuvens, chuva, seres vivos, instrumentos.

METODOLOGIA

AULA 1
Os estudantes ouvirão algumas músicas sobre o ciclo da água, como por exemplo:

MÚSICA SOBRE A ÁGUA (autor desconhecido)

A chuva é água
Que da atmosfera caiu
E como foi que a água
Para a atmosfera subiu?

O sol esquentou
A água evaporou
Dos lagos, dos rios, dos poços também,
Dos poços cavados, das roupas molhadas,
Das rosas, do cão e em evaporação.

O calor do fogo faz a água ferver,
E a água em vapor vai desaparecer
Formando as nuvens que flutuam no ar,
Que depois com o tempo vem o solo molhar,

E nessa evaporação,
Em nuvens brancas vão se transformar
Até que um dia o vento frio faz as nuvens brancas se acinzentar.

E nessa mudança de cor
Mudam-se as nuvens, muda-se o vapor,
Que os ventos frios em gotas formaram,
Em chuva grossa que a terra molhou.

A nuvem da chuva em gotas lá de cima caiu
Foi em vapor que a água lá pra cima subiu
A nuvem, a água, a chuva.

  1. Após escutar e entender como ocorre o ciclo da água na natureza, cada estudante deverá desenhar em seu caderno como é o ciclo da água. Dependendo da idade, é importante o apoio do(a) educador(a).

  1. Próximo ao final da aula, o (a) educador(a) deverá dividir o grupo em três temas:
a.      água líquida (rios, mares, lagos)
b.     água gasosa ( vapor d’água, nuvens)
c.      água sólida (geleiras, neves eternas e icebergs)

  1. Cada tema formará uma ala do bloco de carnaval.

AULA 2

Formação e ensaio do “bloco carnavalesco”:

  1. Os estudantes deverão trazer de casa roupas e acessórios que demonstrem claramente os estados físicos da água. Entre uma ala e outra ocorrerão as mudanças: evaporação, condensação, solidificação e fusão.

  1. Durante o ensaio, as alas deverão demonstrar as mudanças de estado físico da água. Por exemplo, a evaporação pode ser demonstrada com pulos e assobios dos participantes da ala líquida e união dos participantes da ala gasosa. Mas estudantes e educador(a), devem abusar da criatividade para conseguir montar um “bloco” didático.

  1. Após o ensaio, devem ser marcadas apresentações para os pais na escola e festas da comunidade. Também é possível a participação da escola no carnaval da cidade?

DISCUSSÃO
A brincadeira e o processo de criação do bloco carnavalesco devem trazer algumas discussões. Os estudantes deverão ser capazes, a partir da música e do próprio conhecimento, de construir conceitualmente o ciclo da água e de preparar o bloco.

Referência bibliográfica:
Os maravilhosos manguezais do Brasil. Organizadores: Renato de Almeida, Clemente Coelho Júnior, Elaine Corets. Adaptação: BiomaBrasil. Cariacica: IBB, 2009. pág.1-46

Nenhum comentário:

Postar um comentário