Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

ALGUMAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR O TEMA MANGUEZAL NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA...

TRABALHANDO COM FOTOGRAFIA
Na sala, após passeio, os alunos socializam as fotos do grupo e definem a melhor fotografia. Podem montar uma apresentação eletrônica (impress) com as fotos, com um tema bem sugestivo: IMPRESSÕES DO MANGUEZAL; FOTÓGRAFOS POR UM DIA;..., colocando inclusive, textos sobre as impressões que tiveram ao tirar a foto.

FOLDER :
As turmas, a partir da proposta de pesquisa do professor, monta um folder explicando: quais tipos de plantas, quais animais encontrados, povos que sobrevivem do mangue, atividade econômica da região, rios que formam o manguezal,... enfim, de acordo com o desenvolvimento do conteúdo programático.

LIVRO DE CULINÁRIA:
Após explorar o tema cadeia alimentar, o professor pode propor a construção de um livro de culinária apenas com os animais da região (caranguejo, siri, peixes,...). OS ALUNOS podem pesquisar com a própria família os pratos mais consumidos. Eles digitam e formatam.

CARTÃO POSTAL:
Os pequenos podem trabalhar no TuxPaint e montar cenários com o tema manguezal. Após, o mediador imprimiria as imagens e montaria os postais. As crianças adoram esse tipo de trabalho. Lembre-se: trabalhar o tema antes e sempre passar vídeos ou imagens para dar suporte à imaginação e criatividade.

JOGO DA MEMÓRIA:
Os pequenos podem trabalhar no Tux ou Kolourpaint (dependendo da maturidade da criança em desenhar) e o mediador imprimir duplicado, montando os jogos de memória. Para ficar duro as cartas devem ser coladas em papel cartão e plastificada com contact.

ALMANAQUE: ANIMAIS DO MANGUEZAL
Cada dupla pesquisa um animal do manguezal e faz uma página do almanaque. Este pode ser fonte de pesquisa para a própria biblioteca.

LIVRO DE DESAFIOS:
Os alunos são estimulados a buscar modelos de desafios envolvendo o tema manguezal (cruzadinha, forca, caça-palavras, etc) e construir no writer os modelos encontrados, colocando suas imagens ou fotos. Sai muita coisa interessante.

Educação infantil: pode ser montado atividades no impress e writer com imagens, palavras (alfabetização) e podem fazer as atividades com tux, propostas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário