Total de visualizações de página

Fundão, minha terra querida.

Estaremos postando algumas informações referentes ao nosso município para que os professores possam utilizar alguns dados e ampliar os recursos na elaboração do projeto pessoal.

Assunto de hoje: aspectos históricos e geográficos.


Fundão é um município brasileiro do estado do Espírito Santo que pertence à Região Metropolitana da Grande Vitória e à mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense, mais precisamente, à microrregião de Linhares. Sua população, recenseada em 2010, é de 17 mil habitantes. É a cidade natal do atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Fundação
5 de julho de 1933 (77 anos)
fundãoense


Origens

Fundão sucede historicamente a vila de Nova Almeida, fundada, às margens do rio Reis Magos, como a Aldeia dos Reis Magos em 1556 ou 1580 e atual distrito da Serra, onde ficou instalada a tribo temiminó sob liderança do cacique Maracaiaguaçu. Em 1757, Nova Almeida foi elevada a paróquia, em 12 de novembro do mesmo ano, a freguesia e, em 2 de janeiro de 1759, a vila. Boa parte dos registros históricos de Nova Almeida foi destruída por um preso.
A partir da década de 1820, a população de Nova Almeida, que era de mais de 8 mil habitantes, começou a diminuir, levando a uma primeira decadência da vila. Pertenceu a ela até 3 de abril de 1848 a freguesia de Aldeia Velha, correspondente hoje ao município de Aracruz e cuja sede era onde atualmente fica seu distrito de Santa Cruz. Parte do território de Nova Almeida foi anexada à Serra em 5 de julho de 1852. Em 1856, um surto de cólera contribuiu para a diminuição da população. Com a necessidade de busca por terras de melhor qualidade e por metais preciosos, Nova Almeida decai ainda mais.
Na passagem do século XIX para o XX, a Estrada de Ferro Vitória a Minas começou a ser construída por ingleses. Durante as obras da ferrovia no interior de Nova Almeida, trabalhadores morreram nas águas do rio Fundão, assim chamado por sua profundidade. No mesmo lugar, na fazenda Taquaraçu, de propriedade do pioneiro Cândido Vieira, surgiria o vilarejo de Fundão.

Formação administrativa

As diversas fontes de pesquisa dão informações desencontradas e contraditórias sobre a formação administrativa do município. Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Fundão tornou-se distrito em 1903, porém o censo demográfico de 1920 e a página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não confirmam a informação.
Nova Almeida foi rebaixada em 21 de outubro de 1915 a distrito e a sede é transferida para Timbuí. A página da Câmara de Fundão e do IBGE dão conta de que o município passou a denominar-se Timbuí, mas, no censo de 1920 e na supracitada enciclopédia, a existência do município de Timbuí não é referida. A sede foi transferida de Timbuí para Fundão em dezembro de 1923 e a Câmara municipal foi inaugurada em 1º de janeiro de 1924. É confirmada a mudança de status de Fundão para município em 1923 pela Coleção de Monografias Municipais e pela Prefeitura no jornal A Gazeta e, pela Enciclopédia, em 1921, porém nenhuma dessas fontes registra a estada da sede em Timbuí. Fundão passou a nomear o município apenas em 5 de julho de 1933, por lei estadual.
Por decreto-lei de 2 de março de 1938, Fundão foi elevado à categoria de cidade. Ainda nesse ano, em 11 de novembro, o distrito de Nova Almeida passou a fazer parte do município da Serra. Na mesma ocasião, o distrito de Três Barras (atualmente, Irundi) foi transferido de Santa Teresa para Fundão a fim de arrecadar mais impostos, especialmente da firma Agostini, que por si só superava toda a arrecadação de Nova Almeida. Apenas em 13 de dezembro de 1983 foi criado o mais recente distrito do município, Praia Grande.
Em visita oficial a Fundão em 11 de setembro de 1949, o presidente do Brasil da época, Eurico Gaspar Dutra, o ministro da Educação e Saúde, Clemente Mariani, e o governador do Espírito Santo, Carlos Lindenberg, inauguraram o sistema de abastecimento de água do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp). A importância da primeira visita de um chefe de Estado ao município depois da feita pelo imperador Dom Pedro II a Nova Almeida em 1860 levou à criação de um feriado, proposto pelo vereador Alcino da Costa Carvalho, aprovado na Câmara por unanimidade e vigorado a partir da década de 1950.

Geografia

Fundão possui uma área de 279,648 km² e localiza-se na latitude 19º55'57" sul e na longitude 40º24'24" oeste. Limita-se ao norte com Ibiraçu e Aracruz, ao leste com Santa Teresa e Santa Leopoldina e ao sul com a Serra. A sede dista 57 quilômetros da capital capixaba, Vitória, via BR-101 Norte, rodovia que corta a sede do município.
O clima de Fundão é tropical com estação seca no inverno, o tipo Aw segundo a classificação de Köppen.

Relevo

Apesar de possuir área relativamente pequena, Fundão estende-se do litoral à Serra do Castelo, relevo característico da região central do Espírito Santo. A 13 quilômetros da sede, na divisa com Santa Teresa, fica o pico do Goiapaba-Açu, com 850 metros de altitude, onde se localiza a Área de Proteção Ambiental do Goiapaba-Açu e o Parque Municipal do Goiapaba-Açu.
O litoral fundãoense favorece a pesca e o mergulho devido aos recifes naturais. Um dos balneários mais visitados na região durante o verão, Praia Grande tem águas rasas e calmas. Lá, na foz do rio Fundão, situa-se o seu estuário e uma área de mangue. Menos procuradas por turistas e de areias finas, a Enseada das Garças, onde há traços de vegetação de restinga e a Praia do Rio Preto, na fronteira com Aracruz, que abriga reservas de Mata Atlântica.

Vegetação

Boa parte da vegetação de Mata Atlântica de Fundão foi subsituída por áreas para agricultura e pecuária. São comuns na planície litorânea o mangue, às margens do rio Fundão, e a restinga, na costa. A vegetação nativa das margens do rio foi substituída por pastagens e áreas residenciais, provocando erosão.[20]

 Hidrografia

O rio Fundão, também chamado Reis Magos, nasce em Santa Teresa, cruza a sede de Fundão e deságua entre Praia Grande e Nova Almeida, num percurso de oeste a leste. Os seus principais afluentes são os rios Carneiro, Timbuí e Piabas. Nas terras mais baixas da bacia do rio Fundão é exercido o cultivo de arroz e feijão, além do café nas outras áreas. O transporte hidroviário só é possível para pequenos barcos, por causa do processo de assoreamento

Referência Bibliográfica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fund%C3%A3o_(Esp%C3%ADrito_Santo)