Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Recursos tecnológicos

No transcorrer do últimos anos, tem acontecido muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais nas salas de aula, principalmente com a chegada dos laboratórios de informática. Nossos alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede,  quando estão dentro e fora da escola.

O interesse do aluno está muito focado na tecnologia e trazer este contexto para as aulas faz com que as crianças tenham mais motivação. Do contrário, a consequência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

Contudo, devemos estar atentos à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.  Além disso, a metodologia que será usada com o recurso tem que ser estimulante para que o aluno não venha a ter o mesmo conteúdo, da mesma forma, com o uso do recurso tecnológico.

O aluno tem que ser levado a produzir, a usar seu potencial criativo, a utilizar outros recursos metodológicos. Mais o que fazer se o professor desconhece as ferramentas e recursos que a tecnologia aponta?

O professor deve buscar ajuda tendo, muitas vezes, no próprio aluno um excelente instrutor, pois tem tempo e desejo de viver muito mais esta tecnologia. Na escola, tem sempre aquele professor apaixonado pelo tema e que gosta de ajudar. Os professores mediadores (no nosso caso) estão prontos para colaborar ensinando as ferramentas necessárias e auxiliando o desenvolvimento de seu conteúdo.

O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.


Algumas sugestões para aulas:
- Montar projetos onde o aluno pode produzir: textos, empresas fictícas, propagandas, folders, blogs,...
- Montar aulas expositivas com banco de imagens, ou solicitar que alunos montem apresentações com imagens escolhidas por eles;
- Montar jogos ou usar jogos on-line para reforçar determinados conteúdos;
- Usar vídeos: youtube,...
- Pesquisas direcionadas sobre determinados assuntos;
-Montar historinhas em quadrinhos explorando os mais diversos temas, inclusive, quadrinhos para o tema MANGUEZAL.

Enfim, as ideias e possibilidades são muitas. Basta querer usar!!!
Estamos à disposição para dar algumas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário