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quinta-feira, 10 de março de 2011

Oficina: Correntes salgadas.



INTRODUÇÃO

A característica mais marcante do mar é a salinidade. Muitas zonas úmidas costeiras – incluindo os manguezais – estão localizadas onde a água doce se encontra com a água salgada do mar. A água salgada tende a afundar porque é mais densa que a doce, enquanto a água doce tende a permanecer na superfície. Assim, temos a formação de camadas de água bem definidas (estratos de água salgada e de água doce). Os oceanos representam uma grande massa de água no planeta e são regulados por diversos fatores, como as marés, os ventos, a rotação da terra, a salinidade de água, etc. Os oceanos, quando em contato com corpos de água doce, como os rios, se misturam, formando áreas com grande variação de salinidade. A ação de ventos, das marés e das ondas ajuda a misturar essas massas de água, mas uma vez cessadas, observamos uma nova tendência de formação dessas diferentes camadas de água (estratos), em função da salinidade. Plantas e animais que vivem nos manguezais estão sujeitos às variações de salinidade dentro do estuário. As franjas dos bosques de mangue recebem diariamente água proveniente das marés, e a salinidade dentro do bosque pode variar em função da concentração de sais presentes no corpo d’água adjacente. O comportamento dos peixes e outros animais que vivem nos estuários é regulado também por essa variação de salinidade e, portanto, precisam estar adaptados para as mudanças bruscas de salinidade.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Demonstrar o que acontece quando às águas doces e salgadas se misturam.

ÁREA DE ESTUDO
Ciências, química e física

TEMPO
30 a 60 minutos

MATERIAIS
- Dois aquários de 20 a 40 litros (pode ser um) ou recipientes plásticos (de tamanhos e formas similares);
- Duas garrafas de vidro de 200 ml (garrafa de suco) com tampa;
- Água doce e sal de cozinha (ou água do mar);
- Corantes para alimentos ou corantes naturais (por exemplo: beterraba, repolho roxo, casca de cebola, etc);
- Papel e lápis;
- Papel para flip chart;
- Etiquetas ou canetas marcadoras apropriadas para marcar as garrafas.

METODOLOGIA
  1. Peça aos estudantes que encham os aquários com água doce até a metade.
  2. Encher as garrafas completamente com água doce e tampa-las. Coloque numa delas uma etiqueta dizendo “água doce”. Na outra garrafa adicione oito colheres de sal (a água dessa garrafa ficará muito mais salgada que a água do mar), tampar e agitar até que o sal se dissolva completamente. Coloque uma etiqueta dizendo “água salgada”. Se possível, substitua a garrafa com água e sal por água do mar.
  3. Pergunte aos estudantes, antes de mergulhar as garrafas destampadas no fundo do aquário, o que irá acontecer com cada uma delas. Afundar ou flutuar?
  4. Mergulhe as garrafas e observe o experimento. Peça que os estudantes anotem o que aconteceu. O que pode ser feito para visualizarmos o comportamento da água contida nas garrafas, já que são bem parecidas?
  5. Retire as garrafas de dento do aquário e despeje corante dentro delas. Agite-as antes do novo experimento. Questione os estudantes sobre o que irão acontecer se mergulhar as garrafas dentro dos aquários sem as tampas.
Obs.: Esse experimento pode ser feito com um aquário, colocando cada garrafa de uma vez e analisando as mudanças.

  1. Peça a um dos estudantes que deite uma das garrafas no fundo do aquário e destampe com todo o cuidado. Observe o que acontece ao escapar a água de dentro da garrafa para o aquário e discuta o resultado. É importante não mexer o recipiente para observar o que acontecerá com a água com o passar do tempo. Proceda da mesma forma com a segunda garrafa com água.

DISCUSSÃO:
Encerre a atividade falando sobre a importância de estuários e manguezais e das diferenças que existem entre as águas dos oceanos, estuários e rios de água doce. Por exemplo: as águas profundas do oceano são mais frias que as águas costeiras nos trópicos. Os estuários são pouco profundos quando comparados com o mar aberto longe da costa. As águas dos rios e outras correntes que entram nos estuários geralmente são mais frias que as águas ali presentes, pois estão em circulação e perdem calor; ou então, pelo fato de que as águas dos estuários são escuras e estão por mais tempo expostas ao sol e, portanto podem se aquecer mais facilmente.

Referência bibliográfica:
Os maravilhosos manguezais do Brasil. Organizadores: Renato de Almeida, Clemente Coelho Júnior, Elaine Corets. Adaptação: BiomaBrasil. Cariacica: IBB, 2009. pág.1-44

Algumas fotos dos professores desenvolvendo a oficina, realizada no dia 26.02.11, na EMEF "Eloy Miranda. A mesma oficina foi realizada em Praia Grande, porém, não dispomos das fotos do grupo.

Profº Clemente explicando sobre as correntes marítimas.
Participação das professoras/ alunas.

Preparando a água salgada (sal e corante azul para melhor observação do fenômeno)
  
Corrente de água salgada. Mais densa, fica no fundo do aquário.

Corrente de água doce. Mais leve, mistura-se com facilidade.



Fotos tiradas pela professora Marilda Borges Lima Cabral.


2 comentários:

  1. Se quiserem testar o corante com água gelada, seria legal também, para trabalhar com densidade. E mandem os resultados...

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  2. Muito boa a idéia, de como comprovar as densidades das águas. E o comentário acima merecia uma resposta, nos mesmos moldes do demonstrado. Rúben Almeida

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