Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto Meio Ambiente - EMEF "ERNESTO NASCIMENTO"

1. INTRODUÇÃO


"Educar é permitir o desenvolvimento de valores"

As escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário a discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos.
Dessa forma, esperamos que através das palestras e do mateiral didático desenvolvido pelo projeto as crianças possam descobrir cada vez mais sobre o Meio Ambiente que as rodeia, além de assimilarem e repassarem a importância da preservação do meio em que vivemos e do qual dependemos através da Conscientização Ambiental.
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação .

PÚBLICO ALVO - Este projeto é destinado a criança cursando o 1º ano a 4ª série do ensino fundamental.

DURAÇÃO: 1 (um ) mês

OBJETIVOS:

 Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
 Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
 Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
 Estimular a leitura e a escrita;
 Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
 Desenvolver a oralidade, a socialização;
 Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.



METODOLOGIAS: A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1º ano

 História infantil que trate da questão do meio ambiente;
 Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio; Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho; Explanação dos seus trabalhos.

2º ano

 Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
 A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
 Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.

2ª série

 Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
 Comentários sobre o vídeos;
 Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

3ª série

Reciclando e Brincando com a Matemática.

 Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
 Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
 Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
 Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo
 número;
 Inicia o jogo;
 Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.



AULA PASSEIO - TODAS AS TURMAS

 Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas
 proximidades;
 Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o
 professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
 Como atividade uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

4ª SÉRIE

 Socialização das construções e das pesquisas;
 Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
 Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; (
 obs: a confecção desta cartilha será feita no software ….... Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);


TRABALHANDO COM MÚSICA.


 Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
 Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
 Ouvir e cantar a música;
 Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
 Ditado de palavras retiradas do texto.




AULA DE ARTES

Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).


PARA TODAS AS TURMAS

Está aula será dedicada aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.

Exposição da Feira do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário