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terça-feira, 14 de junho de 2011

OFICINA – PEGADA DE GIGANTE

INTRODUÇÃO

Muitos organismos diminutos vivem no sol debaixo dos nossos pés; muitas vezes não os notamos. Uma leitura das páginas 4-5 a 4-10 contribuirá para ampliação dos conhecimentos sobre os invertebrados.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM

Os estudantes aprenderão que devemos ser cuidadosos ao caminhar pelo manguezal.

ÁREA DE ESTUDO

Ciências Naturais

TEMPO

30 minutos





MATERIAIS

Fôrma da pegada do pé grande feita com cabides velhos de metal (um por grupo); lupas; cópias da pegada gigante impressa na página 4-18; lápis (um por grupo); guia de invertebrados.

METODOLOGIA

1. Divida a sala em um número ímpar de grupos formados por três ou quatro estudantes. Entregue a um estudante de cada grupo uma fôrma da pegada feita de arame.
2. Peça aos estudantes que estão de posse das pegadas para que fiquem de pé, em círculos, olhando para fora. Peça para que dêem três passos para fora do círculo e parem.
3. Peça que coloquem a pegada onde ficaria o seu pé no próximo passo.
4. Agora o resto do grupo poderá se unir a eles.
5. Peça que cada grupo faça uma lista detalhada de todas as coisas que tenham encontrado dentro da sua pegada (areia, conchas, lama, plantas, paus, insetos, penas, caranguejos, etc.) utilizando a cópia impressa da pegada gigante.

DISCUSSÃO

Dê aos grupos entre 10 e 15 minutos para que façam uma lista de tudo o que possam encontrar dentro da pegada. Depois os reúna e peça a cada grupo que compare o que encontrou em suas respectivas pegadas com aquilo que os demais grupos encontraram. Incentive-os para que falem sobre as coisas encontradas e aquilo que não esperavam encontrar.

Atividade: PEGADA DO PÉ GRANDE

Descreva todas as coisas que puder encontrar desta pegada gigante:


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