Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

Rio Reis Magos

Localização: Praia Grande.

O Rio Reis Magos ou Fundão corta todo o município e se constitui na fronteira entre Fundão e Serra.

Ao desembocar no mar, entre Nova Almeida e Praia Grande, seu estuário forma um mangue, que é um dos ecossistemas associados à Mata Atlântica.

Em conjunto, os manguezais de Fundão, Aracruz e Vitória formam uma das maiores áreas de mangues preservados do país.

O rio faz parte do cotidiano da população ribeirinha de pescadores que retiram das águas a sua sobrevivência. Utilizam, para tanto, canoas rústicas, praticamente artesanais e se lançam entre saliências e reentrâncias do rio.

O rio não é mais navegável para barcos de calado superior a dois metros, pois o fundo de suas águas é lamacento em algumas regiões e pedregoso em outras, sendo necessário um condutor bastante experiente e que conheça os diversos percursos navegáveis.

Suas águas são escuras e férteis com inúmeras variedades de peixes e crustáceos como o robalo, o tucunaré e os caranguejos, que vivem nas partes mais rasas.

Suas margens são cobertas por uma vegetação de raízes expostas e retorcidas, com até quatro metros de altura, típicas de áreas de manguezal. 

O rio se abre em diversos braços que parecem extensos labirintos de vegetação, entre eles o Braço do Macaco.

Existem rios locais com pequenos ancoradouros de barcos de pesca. Apesar de ser área de preservação, em suas margens são encontradas algumas fazendas.

Além do Rio Reis Magos ou Fundão e seus afluentes, a rede hidrográfica do município é constituída pelos rios Piabas, Carneiro, Timbuí e rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário