Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projeto “Gestão da Região Costeira do município de Fundão: uma contribuição do guia didático: Os maravilhosos manguezais do Brasil”.

Relatório de Visita


Iniciando as atividades do Projeto as escolas EMEF Praia Grande e EMCEF Praia Grande organizaram entre os dias 05/05 e 06/05 uma palestra de conscientização sobre o Manguezal e Praia para todos os alunos. A palestra foi ministrada pela bióloga Ranielle Fraga com duração de 30 mim. Na palestra os alunos aprenderam as principais diferenças entre os tipos de mangue, os tipos de animais, sua função ambiental e social.

Na semana seguinte ( 8/05 a 13/05 e 20/05 a 30/05), os alunos fizeram visita monitorada ao Manguezal do Rio Reis Magos. A área escolhida, localizada atrás do campo da Direção, possui fácil acesso e permite aos alunos observar as características importantes relacionado à fauna e flora do ambiente.

Fotografias da visita da EMEF Praia Grande ao Manguezal do Rio Reis Magos:


Parabéns aos alunos e professores!










sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prezadas professoras do projeto manguezal

Estou aguardando os projetos que serão desenvolvidos em cada unidade de ensino para que eu possa postar em nosso blog.

Para quem já está adiantado, solicito que estejam encaminhando as fotos e o material que tem desenvolvido para postar.

Nos laboratórios de informática também tem acontecido muita coisa boa. Também quero postar o que vocês tem desenvolvido. Favor encaminhar tudo para meu e-mail particular que já encaminhei em outras oportunidades.

Um abraço para todos que tem feito diferença em nossas escolas.

Projeto Meio Ambiente - EMEF "ERNESTO NASCIMENTO"

1. INTRODUÇÃO


"Educar é permitir o desenvolvimento de valores"

As escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário a discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos.
Dessa forma, esperamos que através das palestras e do mateiral didático desenvolvido pelo projeto as crianças possam descobrir cada vez mais sobre o Meio Ambiente que as rodeia, além de assimilarem e repassarem a importância da preservação do meio em que vivemos e do qual dependemos através da Conscientização Ambiental.
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação .

PÚBLICO ALVO - Este projeto é destinado a criança cursando o 1º ano a 4ª série do ensino fundamental.

DURAÇÃO: 1 (um ) mês

OBJETIVOS:

 Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
 Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
 Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
 Estimular a leitura e a escrita;
 Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
 Desenvolver a oralidade, a socialização;
 Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.



METODOLOGIAS: A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1º ano

 História infantil que trate da questão do meio ambiente;
 Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio; Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho; Explanação dos seus trabalhos.

2º ano

 Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
 A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
 Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.

2ª série

 Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
 Comentários sobre o vídeos;
 Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

3ª série

Reciclando e Brincando com a Matemática.

 Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
 Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
 Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
 Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo
 número;
 Inicia o jogo;
 Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.



AULA PASSEIO - TODAS AS TURMAS

 Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas
 proximidades;
 Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o
 professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
 Como atividade uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

4ª SÉRIE

 Socialização das construções e das pesquisas;
 Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
 Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; (
 obs: a confecção desta cartilha será feita no software ….... Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);


TRABALHANDO COM MÚSICA.


 Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
 Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
 Ouvir e cantar a música;
 Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
 Ditado de palavras retiradas do texto.




AULA DE ARTES

Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).


PARA TODAS AS TURMAS

Está aula será dedicada aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.

Exposição da Feira do meio ambiente.